Páginas

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Entre tricôs, crochês e lembranças.

Sentou-se confortavelmente no sofá da sala, então calmamente colocou seus óculos e pegou as agulhas de tricô. Para ela, tricotar era uma terapia, mesmo que soubesse fazer poucas coisas com as duas agulhas e suas lãs. Sentada a tricotar ela se via perdida entre pensamentos, porque enquanto as mãos estavam ocupadas fazendo seu trabalho artesanal, a mente se via livre depois de ligar o automático. 

Enquanto sua mente vagueava entre tarefas futuras, de planos e sonhos, viu-se de repente na tarde em que aprendeu a tricotar com aquela senhora que lhe era tão querida. A maior reclamação da dita senhora era que a moça apertava demais os pontos, sendo assim difícil fazer a próxima carreira. E no exato momento em que sorriu por lembrança tão simples e singela, lembrou-se de sua mãe a lhe ensinar os pontos de crochê. A reclamação de sua mãe era a mesma: pontos apertados demais, o que no crochê era um problema mais sério do que no tricô. 

A moça tentou de todas as formas possíveis afrouxar os pontos que dava, tentando relaxar as mãos, como via sua mãe fazer, tentou soltar mais de seu fio, tentou e tentou. Mas talvez a verdade seja que a moça gosta de ter as coisas apertadas em si, pertinho, juntas, e por dentro do coração ter tantos nós e pontos apertados, as mãos apenas refletissem isso. Não era falta de habilidade para trabalhos manuais, apenas excesso de sentimentos e sensações dentro do peito.

Um comentário:

  1. Lembrei de uma música com esse teu post:

    "Minha vida é obra de tapeçaria
    É tecida de cores alergres e vivas
    Que fazem contraste no meio das cores
    Nubladas e tristes

    Se você olha do avesso
    Nem imagina o desfecho
    No fim das contas
    Tudo se explica
    Tudo se encaixa
    Tudo coopera pro meu bem

    Quando se vê pelo lado certo
    Muda-se logo a expressão do rosto
    Obra de arte pra honra e glória
    Do Tapeceiro"

    Stenio Marcus - "O Tapeceiro"



    Teu texto é tão poético quanto a letra desta música, tu não imagina o quanto elas me tocaram.

    ResponderExcluir