Páginas

sábado, 9 de agosto de 2014

"Fiquei noiva!" - As primeiras definições sobre seu casamento.

Ontem me deparei com uma matéria na revista Marie Claire que falava sobre uma noiva que justificou sua lista de casamento em seu Facebook. Para quem nunca casou, pode parecer um drama pequeno reclamar do tamanho da lista de convidados, mas depois de passar por esta experiência, toda pessoa sabe que qualquer convite "a mais" ou "a menos" pode se transformar no seu pesadelo pelos próximos meses ou até mesmo anos. 

Eu já casei e passei por este processo, e depois de ler esta forma de se livrar das pessoas incovenientes desta noiva, resolvi escrever um pouco sobre o que eu aprendi no processo de preparação do meu próprio casamento.

O primeiro passo para começar a pensar na forma que o seu grande dia terá é definir a quem você quer satisfazer. Muitos blogs sobre casamento afirmam que a primeira coisa a definir é o orçamento, mas eu discordo. Você deve ter acertado com seu noivo sobre quem vocês dois irão satisfazer no seu casamento. Ele será para vocês dois ou para pais, mães, família ou amigos? Muita gente pode achar que eu estou sendo babaca ao colocar os noivos como ponto principal, senão único nesta decisão, mas hoje vivemos em tempos onde os próprios noivos bancam seus casamentos, então não há mais uma "obrigação moral" de fazer o casamento conforme os planos e sonhos dos seus pais. Quanto antes você definir se o seu casamento será de acordo com a sua vontade ou de acordo com a vontade dos outros, mais forma o seu casamento terá.

- "E o que você quer dizer com isso, Tamyres?"
Simples. Qual é o sonho seu e de seu noivo sobre um casamento perfeito para vocês? Casamento grande ou pequeno? De dia ou de noite? Num café, num restaurante elegante ou numa catedral linda? Casamento no cartório seguido de viagem de lua-de-mel? Nesta hora, caso vocês queiram fazer o casamento para agradarem vocês em primeiro plano, todas as expectativas dos pais, irmãos e tios devem ser deixadas de lado. Apenas as expectativas do casal devem entrar na roda, pois a partir desta definição todo o resto de seu casamento será definido.

Mas eu logo aviso uma coisa: é preciso coragem, força e persistência para fazer o casamento do seu jeito sem que a família interfira de forma negativa. Eu tive muita sorte neste ponto. Meu marido sempre quis a mesma coisa que eu, que era um casamento pequeno e fora do comum, com a nossa cara em tudo. Decidimos como seria e desde o começo deixamos claro aos familiares e amigos que nós estávamos organizando o casamento e ele seria como a gente queria. Casamos num café delicioso num sábado de manhã de verão. Tivemos menos de 30 convidados, mas todos eles eram pessoas importantes e que não mudaríamos hoje. Tivemos que enfrentar a família com a cobrança por convidar a "tia que se vê nos Natais apenas" e sempre tivemos peito para enfrentar. Outros casais podem preferir evitar de brigar com os pais e preferem convidar todos os parentes que os pais determinam, mas isto interfere tanto na forma de como será o casamento, quanto também no preço dele. 

Mas sobre orçamentos, falarei no próximo post...

P.S. Eu não quero dizer com este meu texto que os pais e amigos devem ser totalmente desconsiderados na organização de um casamento. O que eu penso, na verdade, é o seguinte: a cada vez que você aceitar opinião da sua mãe e ignorar os pedidos de sua sogra - ou vice-versa - por exemplo, você se meterá num tremendo problema. Quando se abre espaço para uma pessoa interferir, muitas outras se sentirão no mesmo direito, e isto tende a se tornar uma bola de neve que no final das contas você não controlará mais. O importante é ter cautela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário