Páginas

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Femuli - Feira Municipal do livro de São José dos Pinhais

A cidade de São José dos Pinhais organizou uma feira do livro no principal calçadão da cidade. A feira começou dia 04/11 e vai até amanhã, dia 08. Entre os eventos disponíveis na feira, foi possível assistir palestras com diferentes profissionais que buscam a valorização da leitura e da história, voltadas principalmente ao público infanto-juvenil e juvenil, com a participação de diferentes escolas municipais e estaduais da região na feira.

Ontem passei por lá no horário do almoço com meu marido e fizemos a festa da compra de livros. Num dos estandes da feira, todos os livros disponíveis à venda estavam R$10,00. E eram só livros novos, sem estrago algum, e muitos ainda embalados no plástico.

Todos estes livros sairam R$60,00, novos, em ótimo estado.

A variedade de livros que trouxemos para casa foi da mais diversa. De cima para baixo, os livros são os seguintes: 1453: A Guerra Santa por Constantinopla e o confronto entre o Islã e o Ocidente, de Roger Crowley; A guerra de Clara, de Clara Kramer; Os três mosqueteiros, de Alexandre Dumas; Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, Clint Eastwood - Nada censurado, de Marc Eliot; e por fim O Pasquim - Antologia vol. 3, de um grupo de autores.

O livro 1453 conta sobre a queda de Constantinopla, que teve sua queda ante ao Império Otomano, pondo fim ao Império Bizantino, bem como fim à Idade Média, conforme vemos diversas linhas historiográficas defendendo.


O livro A guerra de Clara me interessou, pois amo estudar a Segunda Guerra Mundial. Este livro, segundo as sinopses que li, conta a história da polonesa Clara Kramer, judia, que teve ajuda de um homem anti-semita para se esconder dos nazistas com sua família por 18 meses, se livrando assim dos terrores de Auschwitz e possivelmente da morte. 


Os três mosqueteiros é um livro que praticamente não precisa de apresentações. Li pela primeira vez há uns 8 anos e me apaixonei pela história. Já amava o filme (o antigo, aquele de 1993) e o livro me conquistou também. Comprei porquê livros e clássicos nunca são demais.


Dom Quixote é outro livro que dispensa apresentações. Clássico da literatura espanhola e mundial. Confesso que nunca li, mas meu marido sempre teve vontade de ler, por isso entrou para a lista também.


A biografia do Clint Eastwood também foi escolha do meu marido, mas o cara é um ator muito bom, além de ter filmes super renomados como diretor. Deve ser uma história muito boa, que eu provavelmente lerei.


O livro sobre O Pasquim entrou na lista por sermos um casal de historiadora e comunicador social. O Pasquim foi um semanário nacional, que circulou entre 1969 e 1991. Foi um refúgio do jornalismo nacional e da crítica ao regime militar nacional. Fiquei triste porque achamos só o volume 3, mas já é alguma coisa. Espero encontrar os outros em breve.


Nenhum comentário:

Postar um comentário