Páginas

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

As comparações entre Marta e Neymar e o machismo disfarçado nesta discussão.

Quem me acompanha há algum tempo, sabe que eu realmente gosto de futebol. Assisto jogos, amo Copa do Mundo e as Olimpíadas. Apesar de nunca ter sido muito atlética, amo este espírito.

Nesta Olimpíada, algo tem chamado minha atenção desde o começo: a comparação entre a seleção feminina de futebol com a seleção masculina, que não vive um bom momento (apesar de não ser o mesmo elenco que sofreu o tal 7x1). 

O comportamento das pessoas tem seguido o mesmo roteiro: assistir aos jogos da seleção feminina e exaltá-las por elas estarem jogando melhor que os homens, e não por estarem jogando bem. No dia seguinte, assistem ao jogo da seleção masculina para vaiar e reclamar como eles estão jogando menos que as mulheres e precisam aprender com elas. Além disso, no último jogo do Brasil (contra o Iraque), a arquibancada ficou gritando que a Marta era melhor que o Neymar e tal. Você pode discordar de mim, mas se eu uso uma mulher para diminuir um homem, soa como se a mulher fosse ela própria inferior, e o homem não ter o mesmo desempenho (ou superior) que ela mostrasse a sua fraqueza. Estão usando nos estádios o nome da Marta como usam o "bicha": para diminuir o atleta que está jogando.

Além de ser extremamente machista esta atitude, as pessoas ficam usando a figura da seleção feminina como exemplo só porque estão infelizes com a seleção masculina. É como se as meninas só fossem boas jogadoras nos momentos que os homens estão fazendo merda. Muitas das pessoas que vejo fazendo estas comparações idiotas não são pessoas que me lembro de acompanharem o futebol feminino. Ano passado tivemos a Copa do Mundo Feminina, e não lembro de ter tanta gente dando pitaco. Além disso, muitos dos que estão exaltando as mulheres apenas em comparativo com os homens são pessoas que se dizem feministas ou pró-feminismo.

A valorização do esporte feminino e da atleta não deve vir apenas pelo mal desempenho dos homens, ou em desmérito destes por não estarem apresentando um rendimento à altura das mulheres. O esporte feminino deve ser valorizado por ser um esporte. Estas mulheres, especificamente no caso do futebol brasileiro, devem ser valorizadas por terem um alto rendimento e por conseguirem chegar onde chegam apesar de não ter nenhuma valorização dentro do ~país do futebol~. 

Então se você quer reclamar dos homens, não o faça comparando as mulheres em sentido pejorativo, e se você quer elogiar as meninas, não faça isso em comparação aos homens.